Como trabalhador independente, cabe-lhe a si tratar do marketing para estabelecer uma marca e expandir a atividade. Felizmente, a plataforma da TaskRabbit oferece uma série de formas simples de o fazer! Estas são as 6 estratégias mais recomendadas pelos taskers de topo para apresentar a atividade na aplicação e captar a atenção dos clientes.
1. Torne o seu perfil mais apetecível
A sua descrição no perfil é a oportunidade de criar uma boa primeira impressão, levando clientes a passar para as categorias, ver as avaliações e, finalmente, a decidir trabalhar consigo! Mantenha a descrição breve mas convidativa. Se fizer sentido, pode incluir:
- Experiência profissional
- Línguas
- Um pouco de personalidade
- O que faz de SI o tasker ideal
Por exemplo:
“As minhas paixões são jardinagem, decoração de interiores, cozinha — tudo o que seja criar um regalo para os olhos. 🐶”
“Cresci com 5 irmãos e tenho 3 filhos, por isso sou uma das pessoas mais pacientes e persistentes que irá encontrar — o que faz de mim a pessoa ideal para todo o tipo de tarefas!”
P.S.: Não se esqueça da importância da foto de perfil. Os clientes preferem taskers com fotos nítidas e amigáveis. Isso também os ajuda a saber quem esperar quando estiver a chegar para fazer uma tarefa.
2. Escreva apresentações dinâmicas
Quando escrever a sua apresentação, pense na pitada de sal e pimenta que acrescentaria a qualquer refeição: não tenha medo de lhe dar sabor! Pode incluir:
- Os anos de experiência na categoria em questão;
- Ferramentas que pode levar para a tarefa;
- O seu domínio das competências relevantes, incluindo certificados;
- As suas razões para gostar dessa categoria;
- E o que faz de si especial — de forma que os clientes se identifiquem consigo.
Por exemplo:
“Olá! Eu sou __. Tenho experiência com pequenas reparações na __ [nome da empresa] como montar prateleiras, tapar buracos nas paredes, dar retoques, substituir iluminação e ventoinhas, instalar televisores e pendurar obras de arte. Adoro a variedade de reparar coisas aleatórias. Quando não estou a fazer tarefas, estou a passear com o meu pastor alemão.”
Bónus: depois de completar a sua inscrição como tasker e estiver à espera da primeira solicitação, reveja as apresentações para se assegurar de que são descritivas, calorosas e convincentes e que dizem aos clientes porque devem trabalhar consigo! O nosso artigo sobre Como criar uma apresentação cativante mostra-lhe como escrever descrições por categoria que saltem à vista nos resultados de pesquisa de clientes.
3. Partilhe o URL do seu perfil
Os taskers têm muitas oportunidades de partilhar o seu perfil para se promoverem. Para encontrar o URL do perfil e o código de referência exclusivo, vá à secção “Perfil” na aplicação e, a seguir, a “Promover-me”. Pode promover-se junto de potenciais clientes das seguintes formas:
- Personalize a mensagem de fecho no chat ao terminar uma tarefa e inclua o URL;
- Acrescente-o à assinatura de email;
- Inclua-o na bio em redes sociais;
- Peça a amigos e família que o partilhem nas redes;
- Partilhe-o com outros taskers e peça-lhes o URL também, para que possam recomendar-se uns aos outros;
- Inclua o URL em folhetos que possa afixar nos painéis disponíveis em clubes, centros recreativos e supermercados; e
- Adicione o URL ao seu cartão de visita.
4. Peça aos clientes que o guardem como “favorito”
Quando um cliente guarda os taskers favoritos, é mais fácil voltar a escolhê-los para reservar uma tarefa da vez seguinte. Por isso, peça a clientes que o adicionem à lista de favoritos. Descrever-lhes o processo é uma forma de demonstrar que fornece um serviço ao cliente atento a pormenores.
Tudo o que têm de fazer é ir a “Os meus taskers”, selecionar “Taskers anteriores” e, em seguida, clicar em “Adicionar aos favoritos”. Quando tiverem outra tarefa, podem facilmente voltar a falar consigo. Os taskers de Elite recomendam definir uma meta para o número de clientes que o queiram nessa lista.
5. Divulgue serviços adicionais
Os taskers na categoria de Pequenas reparações partilharam ótimas sugestões para divulgar serviços adicionais. Quando estão a fazer uma tarefa, se um cliente lhes pede que vejam outra coisa além daquilo para que foram contratados, eles dizem que podem dar um “orçamento gratuito”. Depois de avaliarem a dimensão da reparação, dizem ao cliente quanto tempo acham que será preciso para fazer a tarefa e agendam-na no momento. Esta estratégia pode ser utilizada com outras categorias, como Instalação, Limpeza, Limpeza a fundo e Ajuda em mudanças. Todos ficam a ganhar: os clientes sentem que estão em boas mãos — e têm menos uma preocupação — e os taskers fidelizam um cliente!
6. Receba elogios rasgados — em avaliações
Os clientes procuram taskers que sejam bons no que fazem, e a possibilidade de verem as classificações por categorias ajuda-os a decidir quem contratar. Excelência no trabalho e no serviço ao cliente resulta em mais e melhores avaliações — o que faz qualquer tasker brilhar como uma estrela.
Outras estratégias para estabelecer uma marca:
- Se tem uma veia criativa, já alguma vez pensou em criar vídeos no YouTube acerca de fazer tarefas?
- Adicione códigos QR aos cartões de visita para levar clientes diretamente ao seu perfil.
- Certifique-se de que a sua foto de perfil é uma imagem de alta qualidade e também genuína que deixe transparecer a sua personalidade! Pode mostrar o cinto de ferramentas, o chapéu de chef ou outro acessório ligado à sua paixão ou competências.
- Adicione à apresentação uma frase numa das suas línguas estrangeiras caso fale outras além do português.
- Aproveite as redes sociais, a forma de muitos taskers apresentarem o seu trabalho!
Experimente pôr estas sugestões em prática para se promover e à sua atividade — e conseguir mais tarefas!
Há mais alguma estratégia que tenha considerado útil para se promover como tasker? Deixe um comentário e partilhe-a com o grupo!