Temos muitos taskers experientes que ajudam os clientes a mudarem de casa, mas como é que eles lidam com o primeiro passo: empacotar tudo? E o que é que acontece quando a mudança é feita e o cliente precisa de ajuda para retirar as coisas das caixas?
O empacotamento e desempacotamento feito devidamente antes e depois de uma mudança é muito importante para que se sinta em controlo durante todo o processo. Artigos bem embalados tornam fáceis as tarefas de ajuda em mudanças — e podem remover o stress do desempacotamento.
Aqui tem algumas sugestões úteis para melhorar as competências de empacotamento e desempacotamento e para não se esquecer de nenhum dos passos importantes do processo.
Antes da tarefa: perguntas que deve fazer ao cliente
- Quantas divisões precisa de embalar?
- Precisa de ajuda a desempacotar as caixas depois da mudança?
- Pretende que os seus artigos sejam organizados por divisão, ou tem outras instruções?
- Já adquiriu o que é necessário para o empacotamento — caixas, plástico bolha de ar, papel para embrulhar e fita adesiva? Caso não o tenha feito, quer que compre o material e lhe cobre a despesa como parte da tarefa?
- Possui as caixas originais dos seus artigos elétricos de maior dimensão (i.e. televisões, computadores e aparelhagem)?
Sugestões para embrulhar artigos frágeis
- Embale todos os artigos frágeis sobre uma superfície acolchoada.
- Embrulhe os artigos frágeis em papel de embrulho ou plástico bolha de ar — ou ambos. Os artigos pequenos e frágeis devem ser embrulhados em separado.
- Sugestão: acolchoe bem os artigos, quanto mais melhor!
- Embrulhe pratos com papel de embrulho ou plástico bolha de ar antes de os empilhar em conjuntos de quatro. E depois embrulhe cada conjunto.
- Embrulhe copos em separado e encha-os com papel de embrulho ou plástico bolha de ar.
- Embrulhe pequenas molduras em separado e separe cada uma delas com acolchoamento antes de as empilhar. As molduras grandes devem ser embrulhadas em plástico bolha de ar e deslocadas em separado.
- Os produtos de culinária podem ser um problema se forem derramados. Embale-os em caixas separadas e assinale as caixas com líquidos como frágeis!
- Ponha de lado os artigos que os clientes pretendem transportar consigo (ex.: vasos com plantas).
Caixas
- Coloque cerca de 2,5-5 cm de material de embalagem no fundo.
- As caixas com artigos frágeis ou pesados devem estar acolchoadas em todos os lados.
- Embale os artigos mais pesados primeiro e encha algum espaço com artigos mais leves (certifique-se de que não serão esmagados).
- Verifique com frequência se as caixas não estão muito pesadas para serem levantadas.
- Use um marcador para assinalar as caixas à medida que as embala.
- Marque as caixas com artigos que se podem partir com “frágil” e indique de que forma a caixa deve ser levantada.
Depois de ter empacotado tudo, siga para o próximo passo: ajuda em mudanças!