Ouvimos muitas vezes de taskers experientes que um dos aspetos mais importantes de qualquer tarefa é a comunicação… mais concretamente, o uso do chat para avaliar a dimensão de tarefa antes de começar.
Fazer as perguntas certas no chat pode ajudar a:
- Perceber à partida se é a pessoa indicada para a tarefa (o que evita problemas mais à frente com cancelamentos e estatísticas prejudicadas).
- Conhecer os detalhes necessários para fazer a tarefa.
- Construir uma relação com o cliente — o que aumenta a probabilidade de receber uma avaliação 100% positiva.
Não sabe por onde começar a conversa? Não há problema: preparámos alguns exemplos de conversa nas categorias mais populares, que pode usar para perceber a dimensão das tarefas sem esforço. Claro que pode personalizá-las (por exemplo, com emojis!), uma vez que isso ajuda a dar-lhe destaque e a causar uma boa impressão junto dos clientes.
Se, ao conhecer a dimensão da tarefa, perceber que não tem as competências ou ferramentas necessárias para a realizar, não há problema: explique isso mesmo, diga que lamenta e anule a tarefa assim que possível para que o cliente possa agendar outro ou outra tasker.
Abrir o chat:
Isto pode ser utilizado com todas as categorias e tarefas, por isso preencha os espaços com o que for relevante para si.
Olá, __. Vejo que precisa de ajuda com ___. Tenho todo o gosto em ficar com a tarefa. Pode confirmar a data e a hora a que gostaria que eu aparecesse?
Perguntas para determinar a dimensão da tarefa:
Depois de começar a conversa e o cliente confirmar a data e hora, pode começar a pedir detalhes, incluindo eventuais fotos que possam dar uma ideia do que é necessário. Continue a ler para ver mais perguntas discriminadas por categoria.

PEQUENAS REPARAÇÕES:
- Pode descrever o problema e o que gostaria que eu fizesse?
- Tem os materiais necessários para a reparação (por exemplo, tinta, peças sobressalentes, parafusos/pregos)?
- Tem uma caixa de ferramentas? Se sim, que ferramentas tem?
- Precisa que eu leve alguma ferramenta?
- Vai estar presente durante a tarefa? Se não, posso falar consigo através do chat na altura?
- Como entro na sua casa para completar a tarefa?
AJUDA EM MUDANÇAS:
- Já tem todas as coisas encaixotadas ou também precisa de ajuda com isso?
- Tem um camião de mudanças? Se não, quer que eu [use o meu/alugue um]? (*Nota: se alugar um veículo para um cliente, confirme que ele está disposto a cobrir o custo no chat antes de o alugar).
- Tem cobertores de proteção para mudanças?
- A sua casa tem escadas e/ou um elevador?
- Há algum lugar apertado que dificulte a passagem com objetos maiores?
- Pediu ajuda com a mudança a outros taskers, ou terá alguém no local para me ajudar a carregar os objetos mais pesados?
- Vai estar presente durante a tarefa? Se não, posso falar consigo através do chat na altura?
- Como entro na sua casa para completar a tarefa?
LIMPEZA:
- Quando foi a casa limpa pela última vez?
- Tem bolor, animais de estimação ou alguém que fume?
- O interior do forno ou do frigorífico precisam de ser limpos?
- Tem um aspirador, uma vassoura ou uma esfregona?
- Quais são as suas prioridades para esta tarefa de limpeza?
- Tem alguma superfície especial onde não possam ser usados certos produtos de limpeza?
- Vai estar presente durante a tarefa? Se não, posso falar consigo através do chat na altura?
- Como entro na sua casa para completar a tarefa?
MONTAGEM DE MOBILIÁRIO:
- Onde comprou o artigo? Qual é o nome e o número?
- O artigo já foi entregue?
- Tem a embalagem na divisão onde quer que se faça a montagem?
- Tem espaço onde eu possa fazer a montagem?
- Vai precisar que remova lixo ou outro tipo de limpeza?
- Se este for um artigo grande, pediu a outros taskers para ajudar, ou haverá uma segunda pessoa presente para ajudar?
INSTALAÇÃO:
- Que artigo precisa que eu instale?
- A superfície de instalação é feita de estuque, placa de gesso, tijolo ou cimento? (Se puder enviar uma fotografia, será muito útil!)
- Tem a embalagem na divisão onde quer que o artigo seja instalado?
ENVIOS:
- Que artigo/artigos precisa de enviar?
- Quais são as moradas de levantamento e de entrega?
- Os artigos já foram comprados?
Esperamos que estas perguntas sejam úteis para perceber a dimensão de cada tarefa. Se tiver mais alguma pergunta, deixe um comentário aqui para que o partilhemos com a comunidade de taskers. Experimente copiar e colar as perguntas que achar relevantes para uma nota no telemóvel e tenha-as à mão quando quiser aceitar a sua próxima tarefa!