As tarefas de empacotamento e envio são muito diversificadas, podem ser simples (como entregar cartas no correio) ou delicadas e estratégicas (como assegurar que as garrafas de vinho adquiridas numa viagem às vinhas do Alentejo chegam a casa intactas), mas também podem ser de grande escala, como aquela desempenhada pelo tasker Tarrell M.:
“Tive de empacotar e enviar para a África do Sul o conteúdo de um apartamento de três andares e três quartos no espaço de 24 horas. Foi cansativo, mas divertido ao mesmo tempo! Nesta tarefa foi necessária muita fita adesiva, caixas, sorrisos, café e algumas gargalhadas, mas também otimismo e pensamento positivo. A cliente encontrava-se — naturalmente — debaixo de grande stress, mas como me viu calmo e concentrado, ficou mais descontraída. Ainda falamos até hoje e ela partilha o link do meu perfil de tasker com todos os seus amigos por ter feito um bom trabalho nessa tarefa!”
Tarrell M.
Uau! É fácil perceber porque é que as estatísticas de Tarrell se encontram na casa dos 100% em toda a tabela de estatísticas.
Se ainda não tiver a categoria de Empacotamento e envio no seu perfil, recomendamos que a adicione. Se já tiver a categoria no seu perfil, ofereça a sua disponibilidade e veja as solicitações a entrar.
Ainda não conhece bem a categoria de Empacotamento e envio ou quer aprender mais sobre como prestar este serviço adequadamente? Temos o que precisa.
Perguntas que deve fazer no chat
Talvez tenha lido o artigo do nosso blogue “Perguntas a fazer antes de desempenhar qualquer tarefa.” Se não o tiver lido, veja as perguntas abaixo. Estas são específicas a cada categoria e sugeridas por taskers de topo. O seu objetivo é ajudar e preparar taskers a desempenhar cada tarefa facilmente.
- Já tem caixas, fita adesiva, plástico bolha de ar, etiquetas e outros materiais – ou devo comprá-los e traze-los comigo?
- Já empacotou os seus artigos e apenas precisa que sejam enviados, ou a tarefa envolve empacotamento e envio?
- Algumas das caixas são pesadas e precisam de ser levantadas?
- As etiquetas para envio foram imprimidas? Caso não tenham sido, forneça-me toda a informação de envio para que as possa imprimir na loja.
- Pretende enviar artigos frágeis?
- Se o cliente já tiver empacotado as caixas, peça-lhe que deixe as caixas que contêm artigos frágeis abertas para que os possa inspecionar e assegurar-se de que se encontram empacotados adequadamente.
- Tem contas na FedEX, UPS, ou noutra grande empresa de serviços de expedição?
- Esta pergunta é especialmente pertinente quando o cliente se trata de uma empresa.
- Algum dos artigos que pretende enviar são de alto valor e precisa de um seguro adicional?
- Seria possível enviar-me a sua informação de rastreio no chat?
- Esclareça junto do cliente se este tem preferência relativamente à rapidez com que a tarefa é desempenhada e como isto poderá danificar os artigos. Fazer isto garante que obtém resultados de qualidade e que as horas que cobra correspondem às expectativas do cliente.
- Tem escadas em casa? Quero-me preparar no caso de ter de carregar com caixas entre andares.
Sugestões para criar uma apresentação na categoria de Empacotamento e envio
A apresentação é muito importante em todas as categorias, é com base nesta que os clientes o contratam. É importante que especifique as suas competências, mas que também transmita a sua personalidade. Leia o artigo no blogue sobre como criar uma apresentação se estiver a começar, ou se achar que é útil rever esta informação. Veja abaixo alguns exemplos de boas apresentações na categoria de Empacotamento e envio:
“Empacotamento e envio de alto nível com: centenas de garrafas de bebidas alcoólicas de boa qualidade de coleção pelos EUA (sem danificar nenhuma delas); vendedor de eBay com mais de 250 artigos vendidos e enviados; dezenas de obras de arte enviadas e com embalagens feitas à medida.” – Tasker de San Diego
“Se precisar de ajuda em mudanças ou de empacotar e enviar artigos através da sua empresa, estará em boas mãos. Ao longo dos anos, passei muitas horas a empacotar e a enviar os meus próprios designs/produtos, da minha loja, por todo o mundo, tendo muitas dessas horas sido passadas nos correios, envolto no mundo de plástico bolha de ar e fita adesiva.” – Londres, Tasker do Reino Unido
“Há 10 verões que sou Postmaster nos correios de Yosemite, o empacotamento e envio é a minha especialização!” – Tasker de Portland
Sugestões de empacotamento e envio de taskers de topo
“O que os clientes querem é que os seus artigos sejam empacotados com segurança e que cheguem ao seu destino a horas. Também querem que isso aconteça de forma profissional e com um sorriso nos lábios. Mostre sempre ao cliente as várias opções de envio, bem como quaisquer outros custos envolvidos. Traga consigo marcadores e notas “post-it” para assinalar as caixas. Sempre que precisar de descansar, comunique-o ao cliente. E finalmente, categorize, categorize, categorize. Coloque artigos do mesmo tipo junto uns dos outros, de forma organizada. Isto demonstrará precisão, atenção aos detalhes e organização.” – Tarrell M., tasker de Nova Iorque
“Tenha cuidado para não derrubar nada e com os objetos com que está a trabalhar. Objetos partidos são sempre um problema, por isso é sempre melhor acolchoar bem vidro, objetos de valor ou mais frágeis.” – Adam S., tasker de Boston
“Procuro primeiro saber bem o que o cliente precisa. Mantenho a concentração e a energia e presto atenção aos pormenores. Penso que antecipar qualquer necessidade antes de uma tarefa de empacotamento, em termos de equipamento e materiais suficientes por exemplo, é ótimo para me destacar perante o cliente. Se estiver a desempenhar uma tarefa com outro tasker, tento coordenar esforços para tornar as coisas o mais rápidas e dinâmicas possíveis.” – Bethany J., tasker da baía da São Francisco
“Prepare-se para deslocar as caixas de forma eficiente. Traga pelo menos um suporte rodante, fita adesiva, película aderente, uma carrinha de tamanho adequado e prepare-se para o caso de haver escadas ou qualquer outra coisa que possa tornar a tarefa difícil. Quando agendo uma tarefa de empacotamento, não agendo mais nada para esse dia — este tipo de trabalho demora mais do que as pessoas imaginam.” – Jim B., tasker da baía de São Francisco
“Seja organizado e tenha muita paciência.” – Nicholas J., tasker de Chicago
Porque é que os taskers gostam da categoria de empacotamento e envio
“Gosto de conhecer pessoas diferentes, de vários ramos e estilos de vida, com necessidades de empacotamento e envio variadas. Cresci nos anos 80 a jogar Tetris, acho que isso me preparou para tarefas de empacotamento que exigem uma mentalidade estratégica.” – Adam S.
“Adoro tomar controlo e iniciativa nesta categoria. Os clientes esperam que, como profissional que é, se esmere nos seus serviços e que desempenhe a tarefa sem precisar de supervisão. Os clientes ficam aliviados por saber que quero que, tanto como eles, tudo o que estão prestes a enviar chegue ao seu destino sem estar danificado.” – Tarrell M.
“Tive um cliente que trabalhou comigo durante seis meses. Estava, em grande parte, encarregada de tomar conta do inventário e dos artigos enviados. Sendo que a empresa era relativamente nova, ajudei-os a criar processos de rastreio e armazenamento de inventário. Gosto de saber que contribuí, de alguma forma, para as tendências da economia global. Adoro visitar empresas e conhecer as pessoas que lá trabalham. A vista do “meu escritório” é sempre diferente!” – Bethany J.
Uma vez mais agradecemos a Nicholas J., Adam S., Jim B., Tarrell M. e Bethany J. por desempenharem tarefas de empacotamento e envio de forma tão profissional e positiva. Tem experiência e sugestões de empacotamento e envio que queira partilhar? Comente abaixo para ajudar outros taskers!