Como as despesas e os reembolsos funcionam para os taskers

01/07/2022

É útil saber como lidar com despesas e reembolsos na plataforma Taskrabbit, uma vez que são processos que surgem em tarefas de entrega, compras, recados e outras. Por exemplo, numa tarefa de pequenas reparações, pode ter de se deslocar à loja de ferragens para substituir uma peça partida. 

Tal como acontece para avaliar a dimensão de uma tarefa, para o reembolso de despesas é essencial comunicar com o cliente no chat — desta forma, tudo o que for acordado fica registado por escrito.

Sugerimos que coloque estas questões ao cliente:

  • Já efetuou o pagamento? Como pretende que lide com as despesas?
  • Quanto acha que os artigos vão custar?
  • Tem algum desconto ou cupão que possa utilizar?
  • Estará disponível no chat durante a tarefa, caso precise de fazer perguntas e substituir algo?
  • Tenho de substituir X — prefere que compre Y?

Em alguns casos, o cliente já efetuou a compra e só precisa que a levante; por exemplo, se a tarefa for levantar e entregar uma refeição de um restaurante que já tenha sido paga. Mas caso tenha de pagar as compras, como é que o cliente efetua o reembolso? 

Caso tenha de efetuar compras:

  • Aponte todos os artigos a comprar no chat.
    • Atualize o cliente caso tenha de substituir um artigo e o preço seja diferente. 
  • Carregue uma foto do recibo para o chat quando efetuar a compra. 
  • Se a despesa ultrapassar os 100 €, fale com o Apoio ao Cliente antes de iniciar a tarefa, para obter aprovação antes de efetuar a compra.
    • Esta aprovação da despesa serve para a Taskrabbit ajudar a verificar se o pedido do cliente é legítimo. 
  • Lembre-se de que as nossas Condições de Utilização não permitem entregar álcool e substâncias controladas. Se receber uma solicitação para realizar uma tarefa que inclua estes artigos, informe o cliente do que pode ou não entregar. 

O que faço se não puder efetuar a compra?

Informe o cliente de que não pode efetuar a compra e discuta soluções alternativas. Por exemplo, pode pedir ao cliente para efetuar a compra com antecedência, online ou pelo telefone, e disponibilizar-se para a levantar.

Como pedir um reembolso:

  • Carregue a foto que tirou ao recibo para o chat.
  • Adicione a despesa à fatura e o cliente efetuará o reembolso pela aplicação. Lembre-se de que ao manter as despesas na aplicação se protege a si e ao cliente.

Os clientes agradecem que os taskers comprem os itens necessários para uma tarefa. E quando o serviço é impecável, é quase certo que a fatura inclua uma gorjeta! 

E se o cliente não pagar?

Caso um cliente não pague uma tarefa, clique em “Solicitar pagamento” no histórico de faturação. Nós analisamos o pedido e ajudamos a obter o pagamento.

Histórias relacionadas