É útil saber como lidar com despesas e reembolsos na plataforma Taskrabbit, uma vez que são processos que surgem em tarefas de entrega, compras, recados e outras. Por exemplo, numa tarefa de pequenas reparações, pode ter de se deslocar à loja de ferragens para substituir uma peça partida.
Tal como acontece para avaliar a dimensão de uma tarefa, para o reembolso de despesas é essencial comunicar com o cliente no chat — desta forma, tudo o que for acordado fica registado por escrito.
Sugerimos que coloque estas questões ao cliente:
- Já efetuou o pagamento? Como pretende que lide com as despesas?
- Quanto acha que os artigos vão custar?
- Tem algum desconto ou cupão que possa utilizar?
- Estará disponível no chat durante a tarefa, caso precise de fazer perguntas e substituir algo?
- Tenho de substituir X — prefere que compre Y?
Em alguns casos, o cliente já efetuou a compra e só precisa que a levante; por exemplo, se a tarefa for levantar e entregar uma refeição de um restaurante que já tenha sido paga. Mas caso tenha de pagar as compras, como é que o cliente efetua o reembolso?
Caso tenha de efetuar compras:
- Aponte todos os artigos a comprar no chat.
- Atualize o cliente caso tenha de substituir um artigo e o preço seja diferente.
- Carregue uma foto do recibo para o chat quando efetuar a compra.
- Se a despesa ultrapassar os 100 €, fale com o Apoio ao Cliente antes de iniciar a tarefa, para obter aprovação antes de efetuar a compra.
- Esta aprovação da despesa serve para a Taskrabbit ajudar a verificar se o pedido do cliente é legítimo.
- Lembre-se de que as nossas Condições de Utilização não permitem entregar álcool e substâncias controladas. Se receber uma solicitação para realizar uma tarefa que inclua estes artigos, informe o cliente do que pode ou não entregar.
O que faço se não puder efetuar a compra?
Informe o cliente de que não pode efetuar a compra e discuta soluções alternativas. Por exemplo, pode pedir ao cliente para efetuar a compra com antecedência, online ou pelo telefone, e disponibilizar-se para a levantar.
Como pedir um reembolso:
- Carregue a foto que tirou ao recibo para o chat.
- Adicione a despesa à fatura e o cliente efetuará o reembolso pela aplicação. Lembre-se de que ao manter as despesas na aplicação se protege a si e ao cliente.
Os clientes agradecem que os taskers comprem os itens necessários para uma tarefa. E quando o serviço é impecável, é quase certo que a fatura inclua uma gorjeta!
E se o cliente não pagar?
Caso um cliente não pague uma tarefa, clique em “Solicitar pagamento” no histórico de faturação. Nós analisamos o pedido e ajudamos a obter o pagamento.