Os taskers mais experientes com pequenas reparações de portas observam que, na maioria das vezes, o problema são portas que não fecham ou que não estão alinhadas com a armação da porta. A funcionalidade da porta também está sujeita a coisas além do nosso controlo — por exemplo, as portas de madeira reagem à humidade e podem expandir ou contrair. As mudanças na estrutura do edifício também podem afetar a armação, especialmente em casas mais antigas ou em áreas com atividade sísmica. Informe o cliente se pensar que a reparação pode não funcionar perfeitamente, mas que irá dar o melhor para que seja funcional.
Portas
James C. contou-nos que aprendeu a instalar puxadores da maneira mais difícil: ao estragar um! Uma vez, perfurou mal o recorte de um puxador depois de pôr o modelo de corte no local errado. O Apoio ao cliente da Taskrabbit veio em seu auxílio e do cliente, mas a experiência ensinou-o a ser mais cuidadoso e a praticar em casa primeiro!
Procure perceber se o trinco ou aldraba da porta não está a prender por estar muito alto ou muito baixo, ou por estar ao contrário. Isso irá dizer-lhe como abordar a reparação. Normalmente, problemas de altura podem ser resolvidos com cunhas ou calços. Se estiver de frente para trás, geralmente requer que a testa seja ajustada. Agradecemos a Greg S. por estas sugestões!
Analisar a dimensão da tarefa:
- As portas são velhas ou novas?
- De que material é a porta?
- A porta é interior ou exterior?
- As ferragens e armação da porta estão incluídas?
- A porta é uma porta de correr?
- É preciso cortar a porta para pôr puxadores?
- Tem todas as peças necessárias para a tarefa? Se não, precisa que as compre por si?
Ferramentas especiais:
- Guia para cortar o buraco do puxador
- Tupia
- Conjunto de cinzéis de madeira
- Calços ou cunhas de plástico para portas de 3 e 4 dobradiças
- Kit de reparação de parafusos
- Parafusos para madeira de vários comprimentos e tamanhos
Fechaduras
Se tiver uma mente lógica, as fechaduras podem ser o próximo grande desafio; as peças mecânicas são simples e, depois de alguma experiência a repará-las, torna-se fácil identificar e resolver o problema.
Remova o pequeno parafuso na maçaneta/puxador da porta com uma pequena chave allen, puxe o puxador e examine o espaço quadrado no interior. Se o puxador virar mas a fechadura não funcionar, é fácil descobrir o problema. Se estiver partida, precisa de ser substituída. Crie uma hipótese. O problema será a armação da porta ou a própria fechadura? Fazer as perguntas certas irá dar-lhe um longo avanço!
Analisar a dimensão da tarefa:
- Peça ao cliente que especifique o problema: a porta não fecha? A fechadura não se mexe?
- Peça ao cliente que envie uma foto pelo chat para que possa ver a marca e modelo da fechadura.
Ferramentas especiais:
- Berbequim
- Chave de fendas
- Cinzel de madeira
- Broca craneana
Armários
Acontece a muitos clientes as dobradiças da porta dos armários da cozinha ficarem soltos. Iulian D. teve uma vez aquilo a que ele chama um “pesadelo de tarefa”, quando teve de reparar a tentativa de outra pessoa de fixar armários diretamente a uma parede de gesso apenas com parafusos e nada por trás! Ele removeu os armários, cortou o gesso, instalou madeira por trás, pôs novo gesso à frente e voltou a fixar os armários.
A solução de Iulian ilustra bem como analisar a duração da tarefa com o cliente é essencial para gerir expectativas. Ele foi capaz de avaliar a situação antes de começar e informar de antemão o cliente de que seria muito trabalho. Tanto Iulian como o cliente se sentiram satisfeitos quando a tarefa foi terminada, sabendo que tinha sido bem feita.
Analisar a dimensão da tarefa:
- De que tamanho são os armários?
- Em que divisão se encontram os armários?
- As portas dos armários encaixam na armação ou cobrem-na?
- Tem as ferragens necessárias para instalar os armários na parede?
- São armários de parede ou armários baixos?
- Os armários são feitos de madeira ou de outro material?
- Caso o armário tenha de ser instalado: sabe de que material é a parede?
Ferramentas especiais para pendurar armários:
- Guia de perfuração para dobradiças
- Nível
- Fita métrica
- Detetor de materiais (no caso de uma instalação)
- Berbequim
- Grampos
- Material para ancoragem de vigas
- Cunhas ou calços
Outra dica de Iulian: ele leva parafusos e peças extras. Se alguma coisa correr mal, ele sabe que tem tudo controlado e não pode culpar o equipamento ou materiais. Segundo ele, “tornamo-nos peritos nas peças que mais usamos!” Isto aplica-se a todo o tipo de tarefas em pequenas reparações.