Pequenas reparações Nível 10: reparar eletrodomésticos

12/11/2020

Para diagnósticos de clientes como “a máquina de lavar louça não funciona”, “a porta do frigorífico não fecha”, “a ventilação do exaustor está a fazer muito barulho”. Sejamos arrendatários ou proprietários, clientes ou taskers, todos sabemos como é difícil quando um eletrodoméstico de que dependemos diariamente avaria ou entope, ou simplesmente precisa de ser substituído. Se um dos seus poderes incluir o conhecimento para reparar qualquer um dos eletrodomésticos abaixo, vista o fato de super-herói! 

Em pequenas reparações, os clientes costumam procurar taskers para consertar eletrodomésticos como:

  • Máquina de lavar roupa
  • Máquina de secar roupa
    • Respiradouro
    • Tubo
  • Triturador de lixo
    • Desentupir
    • Substituir
    • Instalar
  • Máquina de lavar roupa
    • Fugas
    • Fecho da porta
  • Frigorífico
    • Máquina de gelo
    • Dispensador de água
    • Filtro
  • Forno
    • Puxador
  • Fogão
  • Exaustor
  • Micro-ondas
  • Termostato
  • Radiador
  • Churrasqueira
  • Porta da garagem

As perguntas que fizer ao analisar a tarefa irão ajudar a reduzir possibilidades, mas normalmente, com este tipo de tarefas, o problema é óbvio quando chega ao local. Planeie a agenda tendo isto em conta, caso precise de sair para comprar peças. 

Analisar a dimensão da tarefa:

  • Pode enviar fotos do eletrodoméstico antigo a ser removido e do novo a ser instalado?
  • Consegue especificar o problema (se ainda não o tiver feito)? Há alguma fuga? Há alguma peça que precise de ser reparada ou substituída? O eletrodoméstico faz um som estranho?
  • Qual é a marca e o modelo, para que eu possa fazer alguma pesquisa? 
  • Tem todas as peças, ou crê que terei de comprar o que for necessário?
  • Há algum trabalho com cabos ou fios elétricos que precise de fazer? 
  • Precisa que seja removido algum eletrodoméstico velho?
  • O eletrodoméstico é a gás ou elétrico?
  • A pressão da água mudou?

Ferramentas especiais para reparar eletrodomésticos:

  • Equipamento de segurança, como óculos, luvas
  • Chaves de fendas
  • Chave de parafusos multipontas
  • Conjunto de chaves inglesas
  • Multímetro para testar problemas elétricos
  • Alicate
  • Fita adesiva
  • Desentupidor

No que toca a eletrodomésticos, por vezes, a melhor solução é recomendar que o cliente contacte um técnico do produto ou da marca ou dar o contacto de um tasker em quem confie e que tenha a experiência necessária. A forma como um tasker explicou isto a um cliente é um ótimo exemplo de serviço ao cliente:

“Deixe-me dizer que não tenho experiência com a reparação de grandes eletrodomésticos. Poderia certamente aprender a fazê-lo online, mas não tenho um conhecimento de base que me permita improvisar se for preciso. Além disso, não quererei ser responsabilizado se algo correr mal depois de sair no local. Dito isto, gostaria de prosseguir? Se não, tenho um ou dois taskers que posso recomendar com mais experiência em eletrónica. Obrigado mais uma vez.”

O cliente ainda ficará grato por ter ajudado com o que sabe e pela honestidade acerca do que (ainda!) não sabe. 

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