Consegue resolver os problemas elétricos mais comuns?

08/11/2022

Basta um martelo? Está resolvido. Fixar à parede? Feito. Mas com problemas elétricos, não há lugar para tentativa e erro e tutoriais no YouTube. Vamos ver alguns dos problemas mais comuns com tomadas, lâmpadas, reguladores de intensidade e eletricidade em geral, e como perceber quando um problema requer o envolvimento de um eletricista.

A tomada faz faísca

Embora assuste, é perfeitamente normal ver uma pequena faísca de vez em quando, se for pequena e curta. No entanto, se a faísca durar alguns segundos, se for um amarelo brilhante e cheirar a fumo ou se houver marcas de queimado à volta da tomada, é motivo de preocupação.  O problema pode estar ligado aos seguintes fatores:

  • A tomada está molhada. É normal isto acontecer com tomadas na cozinha ou na casa de banho. A solução é instalar um disjuntor diferencial residual, que protege contra fugas de corrente, choques elétricos e o risco de incêndio. Peça a um eletricista para o instalar
  • A tomada é antiga. Como tudo, as tomadas vão envelhecendo e as faíscas são normalmente o primeiro sinal de que devem ser substituídas.
  • A tomada está sobrecarregada com extensões e eletrodomésticos ligados. Isto pode produzir faíscas ou um zumbido. A solução é evitar usar várias extensões e ligar alguns aparelhos a outro circuito.
  • A tomada faz curto-circuito. O isolamento pode ter derretido devido ao excesso de calor e corrente. Verifique se há marcas de derretido ou queimado, uma vez que indicam um risco de incêndio.

Eletricista com equipamento de segurança a trabalhar numa tomada

Preciso de chamar um eletricista se tiver uma tomada a fazer faísca?

Veredito: provavelmente, sim, a não ser que seja uma faísca muito pequena que ocorreu apenas uma ou duas vezes. Peça ajuda com problemas elétricos

Tenho um interruptor que não faz nada

Lembra-se de quando a Monica do Friends vira o apartamento do avesso por não saber o que faz um dos interruptores? A dor dela é a nossa! Uma explicação fácil é que o interruptor pode ter tido um uso anterior que se perdeu por causa de remodelações ou obras. Pode ser um interruptor para todas as luzes do corredor que nunca foi instalado corretamente. Talvez controle uma ventoinha de teto que nunca foi montada. Como verificamos isto?

  • Desligue a eletricidade no quadro e remova a placa do interruptor para ver se ele está ligado a algum fio. Se estiver, reserve um tasker para ajudar. Quem sabe se não está a ligar e a desligar a televisão do vizinho de cada vez que lhe mexe…

Preciso de chamar um eletricista se uma das minhas tomadas não tiver uso aparente?

Veredito: se tiver ligação elétrica, sim; se não, não. Peça ajuda para os seus problemas elétricos

As minhas lâmpadas estão sempre a fundir

Se pesquisou isto no Google, a frustração é real. Talvez tenha voltado à loja a pensar que o problema era da lâmpada… há três lâmpadas atrás. Pode haver várias razões para isto:

  • Uma ligação elétrica defeituosa que causa uma faísca, o que produz sobreaquecimento e funde a lâmpada.
  • Uma voltagem demasiado elevada, o que pode diminuir drasticamente o ciclo de vida da lâmpada. A única forma de saber se é esse o problema é chamar um eletricista ou comprar um aparelho de medição de voltagem.
  • Uma tomada demasiado grande ou pequena, ou que não seja estável o suficiente. O encaixe do candeeiro deve fazer contacto suficiente com o casquilho da lâmpada, caso contrário, pode causar um arco voltaico que leva a sobreaquecimento. Por vezes, reajustar as abas de metal do encaixe com um alicate (com a eletricidade desligada no quadro) pode resolver o problema.

Devo chamar um eletricista se tiver lâmpadas a fundir regularmente no mesmo sítio?

Veredito: provavelmente, sim. Encontre eletricistas perto de si

A luz vai abaixo quando há demasiados eletrodomésticos ligados

As casas mais antigas, particularmente, não foram construídas para ter tantos aparelhos ligados ao mesmo tempo, o que pode levar a situações frustrantes como ter de escolher entre a televisão, a chaleira e a máquina de lavar… É frustrante, mas também é perigoso, uma vez que o problema pode vir de um curto-circuito, do quadro elétrico ou de um disjuntor defeituoso. Por isso, se é frequente a luz ir abaixo, chamar um eletricista é provavelmente a melhor solução.

Preciso de chamar um eletricista se a luz vai abaixo regularmente?

Veredito: sim, o quanto antes, a não ser que resolva o problema ao retirar da corrente extensões com muitos eletrodomésticos ligados. Peça ajuda com problemas elétricos

A lâmpada faz um zumbido

Pode ser simplesmente um fantasma a tentar comunicar consigo 👻 Mas o mais provável é que se seja um problema elétrico, e que é comum com reguladores de intensidade. O que pode fazer antes de chamar um eletricista?

  • Se usar lâmpadas incandescentes, um interruptor com regulação de intensidade causa naturalmente vibrações nos filamentos. É um comportamento esperado com estes interruptores. Por vezes, a única solução é passar para uma lâmpada LED. O regulador de intensidade e a lâmpada devem ser mutuamente compatíveis: certifique-se de que o regulador é compatível com lâmpadas LED, e compre apenas lâmpadas assinaladas como compatíveis com reguladores.
  • Se não tiver um regulador de intensidade mas ouvir o zumbido de uma lâmpada do teto, dê uma vista de olhos ao candeeiro. A lâmpada está bem encaixada? Os parafusos do candeeiro estão bem apertados? Uma pequena vibração de uma peça solta contra as placas de metal pode ser a explicação.

Preciso de chamar um eletricista se a minha lâmpada fizer um zumbido?

Veredito: provavelmente, não. No entanto, se trocar a lâmpada e/ou o regulador não produziu resultados, é melhor chamar um tasker com experiência… ou fazer uma sessão espírita!

Histórias relacionadas