O essencial em montagem de mobiliário

19/02/2021

Uma das primeiras coisas que os taskers aprendem ao chegar à Taskrabbit é que há uma procura constante por serviços relacionados com montagens de mobília e de artigos IKEA. Há tantas pessoas para quem montar mobília não é fácil e que ficam agradecidas pelo tempo e frustração que os taskers lhes poupam. Se considera estas montagens um puzzle ou um jogo, pode contar com atividade regular nesta categoria — e gostar do que faz!

Como alguns taskers aprenderam as competências de montagem

  • Interesse em consertar e reparar coisas desde cedo
  • Curso de carpintaria
  • Trabalho como aprendiz
  • Emprego na IKEA 
  • YouTube
  • Colegas taskers durante tarefas de montagem IKEA
  • Em casa, por tentativa e erro
  • Experiência no ramo da construção ou manutenção 

Descrições de perfil sobre competências e experiência em montagem 

O origami IKEA é uma arte e a minha arte preferida. Se eu tivesse uma serra e uma broca, construía-a do zero! Chego com uma caixa de ferramentas e o equipamento necessário para resolver quase todos os problemas da vida. Para o resto, há sempre uma loja de ferragens. 

Eric M.

Montei mais de 100 peças de mobília em casas e escritórios e faço o trabalho a tempo e de forma meticulosa. Muito obrigado!

Matt R.

Montei inúmeras peças IKEA ao longo dos anos e gosto tanto do processo como de ver o trabalho bem feito. Sou fluente em IKEA, por isso, deixe-me poupar-lhe a dor de cabeça e montar a sua mobília em três tempos.

Sophia A.

Sugestões de ferramentas para montagem de mobiliário

O artigo As ferramentas que os taskers mais usam apresenta as ferramentas em que os taskers confiam no dia a dia, organizadas por categoria. A caixa de ferramentas para uma montagem de mobília ou artigos IKEA costuma ter:

  • Chave de parafusos (Phillips, pozidriv, de fendas)
  • Berbequim
  • Nível
  • Detetor de materiais
  • Joelheiras
  • Chave allen
  • Faca ou X-ato
  • Alicate
  • Lápis ou caneta

Quanto mais experiência tiver, mais personalizada se torna a sua caixa de ferramentas!

Use estas perguntas para perceber a dimensão de uma tarefa de montagem de mobiliário

  • Há alguma peça de mobília que precise de ser instalada na parede?
  • Pode dar-me o nome do modelo de cada artigo a ser montado para que eu possa ver as instruções antes da tarefa?
  • Todos os artigos foram entregues ou ainda há algum por entregar? A entrega foi adiada ou cancelada? 
  • As embalagens já se encontram na divisão em que os artigos montados vão ficar ou precisa de ajuda para as carregar para o sítio certo? 
  • Quais são os artigos de mobília que precisa que sejam montados?
  • Precisa de ajuda a transportar as embalagens para o espaço em que devem ser montadas?
  • De onde vem o artigo de mobília? Pode enviar-me a ligação para o site para que eu o veja?
  • Há espaço suficiente para montar a mobília ou precisa de ajuda a arranjar espaço?
  • Para artigos altos: O artigo precisa de ser montado de pé?
  • Para artigos que não sejam da IKEA: Precisa que seja feita alguma alteração que não está nas instruções?
  • Para instalação de roupeiros/roupeiros PAX: Precisa que sejam removidos rodapés?
  • Se a tarefa parecer grande: Contratou outro tasker para ajudar? (Pode enviar ao cliente o URL do perfil de outro tasker caso queira sugerir algum.) 


Problemas que poderá ter de resolver durante uma tarefa

Arranjar espaço para fazer a montagem

Se perceber que a tarefa vai demorar mais do que o previsto porque tem de mover caixas ou outra mobília antes de começar, informe o cliente (em pessoa ou pelo chat, se ele não estiver presente). Ser transparente desde o início ajuda o cliente a gerir expectativas.

Peças em falta 

Informe o cliente. Se puder, vá até uma loja de ferragens — muitos clientes apreciam que os taskers tentem realizar o trabalho mesmo que demore ou custe mais do que o esperado. Certifique-se apenas de que obtém a aprovação do cliente antes de o fazer. Ao fazer mais destas tarefas, irá começar a criar um kit de peças sobressalentes (um truque de muitos taskers em montagem IKEA)! As lojas IKEA também oferecem peças sobressalentes. 

Artigos danificados

Se os artigos do cliente tiverem chegado danificados, sugira que contactem a IKEA ou o vendedor diretamente para pedir uma troca. Se houver artigos que possam ser montados, termine-os, envie a fatura pelo seu tempo e assinale a tarefa como estando em curso. Quando o cliente receber as peças novas, pode falar consigo para terminar o trabalho. Se nenhuma parte da tarefa puder ser realizada, reagende com o cliente ou cancele a tarefa. Uma situação como esta não afeta as suas estatísticas de atividade (e, se todos os outros critérios se aplicarem, pode até ser elegível para uma taxa de cancelamento).

Peças adicionais

Gavetas, portas, etc., precisam de mais tempo para ser montadas e os clientes podem não ter noção do tempo que isso acrescenta à tarefa. Se não tiverem sido incluídas quando analisou a tarefa, faça um inventário destas peças. Mais uma vez, ser transparente acerca da situação irá ajudar o cliente a perceber quanto tempo a montagem pode demorar. 

Consulte o artigo “Cinco sugestões para tarefas de montagem IKEA” para mais informações. 

Tarefas de montagem memoráveis

[Pouco depois de me juntar à plataforma,] tive oportunidade de trabalhar com um co-tasker que ainda não conhecia. Fiquei contente por ver outros taskers com boas competências e esta tarefa deu-me um vislumbre de como a Taskrabbit funciona.

Ariel B.

Os clientes costumam contratar-me para montagens IKEA e adoram ter armários únicos — o que significa que me tornei excelente nessa área. Dê uma vista de olhos ao meu perfil. 

Joshua D.

Tornei-me tasker porque adoro montar mobília IKEA. Começou por ser catártico, mas não fazia ideia de que acabaria por ser muito mais.

Christina P.


Muitos taskers ouvem falar da Taskrabbit através da IKEA (tal como muitos clientes). É uma ótima forma de aumentar o negócio na plataforma, mas o mais especial é saber que os taskers desfrutam realmente do processo. Não há nada como gostar do que fazemos! 

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