Os princípios básicos de limpeza e limpeza a fundo

26/08/2020

Com o sol a brilhar um bocadinho mais depois de um longo inverno, os clientes começam a pensar na limpeza das suas casas. Na Primavera, observamos uma grande procura por tarefas de limpeza, e a Taskrabbit recebe muitas solicitações sazonais — tanto para limpezas normais, a fundo ou as temidas limpezas a armários!

Pedimos conselhos e sugestões a alguns dos taskers que mais lucram e com melhor classificação na categoria — incluindo Maggie E., Latrica R., Max C. e Laura D. Eles dizem-lhe como desempenhar todas as tarefas de limpeza da melhor forma, o que deve trazer consigo e como aumentar as suas chances para receber avaliações 100% positivas. Continue a ler para saber mais!

Limpeza a fundo vs. Limpeza

Primeiro que tudo — qual é a diferença entre as categorias de limpeza e limpeza a fundo? Apesar de as competências necessárias para desempenhar ambas estas categorias serem semelhantes, há várias diferenças entre elas. É importante que as saiba quando se prepara para uma tarefa de limpeza. Veja abaixo o que os clientes esperam de cada categoria, tendo em conta que uma limpeza a fundo deve incluir todos os itens da categoria de limpeza normal, mais as tarefas adicionais da limpeza a fundo.


Limpeza normal

Limpeza a fundo
Limpeza do exterior de um forno e limpeza de fogãoLimpeza do interior do forno of oven
Limpeza de bancadas de cozinhaLimpeza do lado de dentro das janelas
Aspiração e limpeza de chão com esfregonaLimpeza de pó da mobília e polimento de mobília
Limpeza de casa de banho, chuveiro, sanita, banheiraLimpeza de persianas
Limpeza de espelhosLimpeza de azulejos de casa de banho e de cozinha
Limpeza de outras superfícies (mesa de café, etc.)Limpeza de rodapés
Limpeza de micro-ondasLimpeza de interior de frigorífico

Materiais

Antes de desempenhar a tarefa, pode perguntar aos clientes no chat se têm um aspirador e produtos de limpeza que possa usar. Apesar de os clientes terem preferência por certas marcas, a maioria dos nossos taskers traz os seus próprios produtos para desempenhar a tarefa. Alguns dos seus produtos favoritos incluem:

  • Spray de limpeza à base de lixívia.
  • Spray de limpeza geral (opte por um que seja amigo do ambiente, preserve-se a si e ao planeta!).
  • Spray para limpar vidros.
  • Esfregão de lã de aço (para eliminar manchas).
  • Toalhitas anti-bacterianas.
  • Panos de microfibra (um para cada divisão).
  • Mopa portátil (tal como a Swiffer) e respetivos espanadores húmidos.
  • Máscara (para não inalar os produtos de limpeza!).

Prepare-se para o sucesso

Eis o que pode fazer para garantir que tem sucesso em todas as tarefas de limpeza:

  • Crie uma apresentação detalhada. Consulte este artigo no blogue para ver exemplos de apresentações que ajudam os taskers a destacarem-se nos resultados de pesquisa dos clientes. Uma das minhas preferidas é:

“Se a Gata Borralheira e um germofóbico tivessem uma filha, seria eu. Sou capaz de deixar o seu espaço imaculado. Tenho 5 anos de experiência e a minha especialidade é limpeza de casas de alojamento de curta duração. Se me contratar, diga ao cotão para fazer as malas! — apresentação de  Andrea W., de São Francisco“.

  • Perceba a dimensão da tarefa. Fazer as perguntas certas no chat antes de desempenhar uma tarefa pode ajudar a preparar-se para a limpeza que vai fazer. Leia este artigo no blogue para ver perguntas que pode fazer ao cliente no chat. Os taskers de topo recomendam que guarde algumas perguntas no seu telefone que pode copiar e colar no chat sempre que tiver um novo cliente.
  • Confirme todas as informações. Mesmo que tenha percebido bem a dimensão da tarefa, quando chegar ao local deve sempre confirmar junto do cliente quais são as suas prioridades. Os taskers de topo recomendam que pergunte ao cliente no que é que se deve focar ou por onde gostariam que começasse a tarefa e, antes de se ir embora, que pergunte se se esqueceu de alguma coisa.
  • Tenha respeito pelo cliente. Não se esqueça que nas tarefas de limpeza estará a entrar no seu domicílio. O cliente poderá procurar ajuda na Taskrabbit por estar demasiado ocupado para lidar com a desarrumação em casa, e isto poderá ser constrangedor para ele. Trate os clientes e os seus pertences com respeito e não faça julgamentos.
  • Contribua. Sabia que uma percentagem da tarifa de serviço das tarefas de doação é usada em instituições locais sem fins lucrativos através da Taskrabbit for Good? Peça ao seu cliente que o contrate para uma tarefa de doação – pode ajudá-lo a livrar-se de artigos que já não precisa, ganhar experiência com mais uma tarefa e ter um impacto positivo na comunidade, o que será gratificante para ambos.

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